A Magia do Carnaval da Bahia

Postado em: 31/01/2014 | Por:

A Magia do Carnaval da Bahia

O maior e mais famoso carnaval do Brasil é o da Bahia; mais precisamente o Carnaval de Salvador.
O Carnaval da Bahia começou a evoluir a partir do conflito de classes sociais – os carnavais de rua contra o carnaval em clubes privados – resultando em uma inversão social, tornando-se uma celebração estrondosa, onde temporariamente os conflitos de classes sociais são suspensos e todos unem-se para celebrar.

O início do Carnaval da Bahia ocorre sempre 6 dias antes da quarta-feira de cinzas e em 2005 foi considerado o maior Carnaval de Rua pelo Guinness Book.
Os foliões festejam em sua grande maioria nos três maiores circuitos da cidade: Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande – Avenida Sete) e Batatinha (Centro Histórico).

Durante o Carnaval, centenas de artistas desfilam em seus trios elétricos, dentre eles: Chiclete com Banana, Asa de Águia, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Claudia Leitte e muitos outros. Também marcam presença nesta grande festa, blocos tradicionais como o bloco do Olodum, Timbalada, Filhos de Gandy, etc.
Cerca de 2 milhões de pessoas festejam todo ano em Salvador gerando assim um impulso incomum na economia local.

O Carnaval de Salvador teve seu início como se vê hoje na década de 50, quando Dodô e Osmar criaram a Fobica, um calhambeque aberto e adaptado para apresentações musicais e saíram pelas ruas de Salvador para tocar suas músicas e assim, nasceu o que conhecemos hoje por trio elétrico.
No final da década de 60, Caetano Veloso espalhou por todo o Brasil o que era um trio elétrico ao cantar pelos quatro cantos do país a música “Atrás do trio elétrico”. E assim, a presença dos trios no Carnaval da Bahia é uma marca registrada e uma das principais atrações.

Para participar do bloco e sair atrás do trio elétrico é necessário comprar um abadá, vestimenta unissex que hoje é um ícone da moda de carnaval, sendo produzido por cada bloco e todo ano com novidades.
O Axé, ritmo conhecido mundialmente embala a trilha sonora de quase todos os trios elétricos e foi criado a partir da fusão do frevo com o afoxé.

São conhecidos como foliões, todos aqueles curtem o carnaval, independente de sua escolha, que não são poucas; o folião pode optar por sair nos blocos, atrás do trio, em um camarote, ver os desfiles nas arquibancadas que a prefeitura monta, ou ainda brincar na pipoca, fora das cordas do bloco. Seja qual for a escolha do folião, o importante é se divertir.

O Carnaval atrai para Salvador cerca de 30% a mais de pessoas, do que todo o verão de Salvador e da Bahia, gerando assim cerca de 200.000 empregos diretos e indiretos, 86 mil destas pessoas são os “cordeiros”, aqueles que cuidam da segurança dos trios durante a festa.

O Carnaval de 2014 irá contar com uma particularidade, será a última vez que o Chiclete com Banana, um dos grupos mais tradicionais do Carnaval da Bahia, sairá com Bell Marques nos vocais, por motivos pessoais o mesmo decidiu deixar o grupo, assim que o Carnaval de 2014 chegar ao fim.

E você, já está preparado para o Carnaval da Bahia? Já escolheu seus blocos?
Nos vemos lá!

WhatsApp