Bodyboarding: ondas para todos

Postado em: 05/04/2016 | Por:

Bodyboarding: ondas para todos

Itacaré é um dos principais palcos de profissionais – e também amadores –  do esporte

Um dos esportes mais praticados em Itacaré é o bodyboarding. A cidade é constantemente palco de festivais de surf e bodyboarding, trazendo os melhores competidores do Brasil e do mundo para as águas baianas. As praias favoritas para quem pratica o esporte são Tiririca e Jeribucaçu.

O bodyboarding é um esporte praticado na superfície das ondas do mar em que o surfista usa a prancha de bodyboard para deslizar pela crista, face ou curva de uma onda em direção à areia. No Brasil, antes de se tornar esporte, a atividade também foi durante muito tempo conhecida como “morey boogie”, referência ao inventor da prancha, o norte-americano Tom Morey.

Uma das grandes vantagens desse esporte é que ele não precisa de “ondas perfeitas” como o surf – além dos tombos também não serem tão radicais. Ou seja, até mesmo crianças podem praticar.

Os praticantes do bodyboarding (bodyboarders) geralmente usam pés de pato para proporcionar uma propulsão adicional e controle da prancha.

Praticantes mais experientes passam na prancha, antes de cada utilização, um tipo de cera (em inglês wax), semelhante à plasticina quando está seca. Isto serve para criar atrito entre a prancha e o traje, de modo em que não escorregue do corpo do bodyboarder.

Entre os 10 principais atletas de bodyboarding no mundo, sete são brasileiros: Karla-Costa Taylor; Soraia Rocha; Isabela Sousa; Neymara Carvalho (foto); Francirley Ferreira; Uri Valadão (foto) e Guilherme Tâmega.

Conheça Itacaré e aproveite para explorar as inúmeras diversões que este lugar maravilhoso tem para oferecer a você!

WhatsApp