O que a Bahia tem: dicas para passar as férias

Postado em: 15/12/2015 | Por:

O que a Bahia tem: dicas para passar as férias

Centro da história do Brasil, onde os primeiros europeus pisaram, a Bahia foi também por um longo período o centro político, comercial e cultural do país. Atualmente, se consagra como um dos principais destinos turísticos, não para de atrair mais e mais pessoas do mundo todo. Baianas, comida apimentada com influência africana e portuguesa, pelourinho, natureza exuberante, a Bahia tem muito a oferecer aos seus visitantes. Mais do que belezas naturais, o lugar é conhecida por seu povo, sempre cheio de alegria, receptividade, musicalidade, miscigenação e diversidade cultural.

A cultura africana exerce uma forte influência na música e na religião do povo baiano, que celebra anualmente em festas como Nosso Senhor do Bonfim e de Iemanjá. E quando se trata de culinária? A comida baiana é certamente uma das mais famosas e mais lembradas do país. Os pratos refletem a influência africana, azeite de dendê, leite de coco, pimenta e gengibre. Se você está pensando em viajar para a Bahia nas férias, veja abaixo algumas cidades que recomendamos visitar.

Salvador

salvador

Concentra festas, danças, religião, música e gastronomia bem baianas. É lá que fica o Pelourinho, local onde você poderá encontrar restaurantes típicos, artesanato, centros culturais e religiosos e claro, o famoso batuque do Olodum.

Porto Seguro
porto

A cidade tem cerca de 85 km de praias, incluindo lugares como Arraial d’Aduja, Trancoso, Caraíva e Praia do Espelho. Ou seja, se você é louco por praias de areia fina, água quente e cristalina, não pode deixar de conhecer Porto Seguro.

Ilhéus
ilheus

O local ambientou romances de Jorge Amado, como “Gabriela, Cravo e Canela” e “Terras do Sem Fim”. E com razão, Ilhéus tem o litoral mais extenso dos municípios baianos.

Itacaré

itacare

Antigamente, a cidade era um refúgio dos coronéis do cacau e também de surfistas que encaravam a precária estrada de terra e mantiveram esse pedaço do paraíso anônimo. Nos últimos anos, no entanto, o acesso ficou mais fácil e chegaram mordomias, badalação, restaurantes com cozinha internacional, lojinhas locais, com isso, o movimento constante de visitantes. A cidade tem várias pousadas confortáveis, resorts sofisticados e também empreendimentos de alto padrão, o que faz do local um ótimo destino para quem pensa em relaxar nas férias de verão.

Falar em Itacaré é falar em ecoturismo. A cidade está crescendo, de maneira ordenada, preservando o que tem de melhor, rios, cachoeiras e praias desertas com vista para os morros cobertos de Mata Atlântica.

Caiaques, canoas, bicicletas e jipes estão disponíveis para turistas que queiram se aventurar em meio às paisagens espetaculares de Itacaré. Para quem prefere um roteiro mais tranquilo, pode caminhar pelo centrinho histórico da vila, onde ainda há casarões históricos abandonados. À noite, o movimento se concentra em duas ruas repletas de bares e restaurantes, Lodônio Almeida e Pedro Longo. Outra atração imperdível são as casas de forró do Centro, que no verão ficam ainda mais concorridas.

As belezas naturais não se limitam às praias urbanas, Concha, Resende, Costa, Tiririca e Ribeira. A Península de Maraú, por exemplo, é imperdível para os aventureiros que também querem contemplar belíssimas paisagens. Reserve tempo para conhecer as praias mais paradisíacas de Itacaré, conhecidas como Praias Rurais. Como são afastadas do centro e não têm acesso para carros, você só chegará nelas por meio de trilhas.

Na hora de decidir quantos dias você ficará na cidade, lembre-se que há muitos lugares belíssimos com acesso um pouco mais restrito. Mas vale a pena reservar mais de uma semana para fazer passeios e atividades oferecidas para os turistas.

Você já passou as férias na Bahia? Qual seu lugar preferido? Comente!

 

WhatsApp