Rio de Contas – Itacaré/BA : um lugar histórico e com belezas naturais

Postado em: 28/02/2016 | Por:

Rio de Contas – Itacaré/BA : um lugar histórico e com belezas naturais

Que tal desfrutar de belezas naturais raras em uma cidade histórica, de atmosfera colonial e cheia de atrações e possibilidades de diversão, turismo ecológico, esportes radicais, natureza cachoeiras e lindas paisagens? Rio de Contas, em Itacaré, Bahia, é um ótimo destino para viagem de férias e até mesmo para investir em imóveis e empreendimento. Conheça um pouco sobre a história local e seus atrativos.

Conheça Itacaré

Tendo como cerne de sua existência uma pequena vila indígena que se mantinha por meio da pesca, agricultura e caça, a cidade de Itacaré- BA foi colonizada pelos portugueses, aproximadamente no ano de 1530. Segundo pesquisadores da Universidade Federal da Bahia, estudos etimológicos apontam que o nome Itacaré significa “rio de ruído diferente”, uma vez que se trata da junção itacá (rio ruidoso) e ré (diferente).

Economia

A forte produção de cacau foi durante anos a principal base da economia de Itacaré, o que alavancou seu desenvolvimento, sendo que hoje turismo sustentável atrai diversos visitantes em busca de diversão, paisagens, viagem de férias e passeios com a família.

Localização

Itacaré localiza-se na Costa do Cacau, estado da Bahia, ao sul de Salvador. Vindo da Chapada Diamantina, temos o Rio de Contas, que deságua em Itacaré, fato que atrai além de turistas, surfistas e praticantes de rafting e ecoturismo, que se deslumbram com passeios ecológicos, restaurantes a margem do rio, além de belíssimas cachoeiras.

Rio de Contas: a “menina dos olhos” de Itacaré

itacareparadise blog_rio de contas 03

Com nascente na Serra da Tromba, localizada entre as cidades de Piatã e Abaíra, o Rio de Contas banha ainda uma série de outros municípios até chegar em sua foz em Itacaré.

Há controvérsias quando se busca a origem do nome do rio, a exemplo do que ocorre com Itacaré. Historiadores afirmam que os índios que ali habitavam chamavam o local de Jussiape. No entanto, a mudança de nome pode ter ocorrido, segundo uma das versões que se conta, por um incidente local entre religiosos e índios, quando na margem do rio um dos presentes afirmou: “hoje iremos às contas!”. No entanto, Borges de Barros, historiador, é categórico ao afirmar que o nome é uma alusão às pedras encontradas por lá, muito semelhantes com “contas” (redondas e azuladas).

Principal destino turístico da região, as cachoeiras são um show à parte. Quem busca contato com a natureza e se banhar com águas da Mata Atlântica tem ótimas opções, como por exemplo as cachoeiras da Pancada Grande e Cleandro, com seus banhos energéticos e refrescantes.

O contexto local ainda comporta a presença de bromélias, manguezais, ilhas e inúmeras espécies de pássaros, um verdadeiro pedacinho do paraíso na terra.

Passeios em Rio de Contas

itacareparadise blog_rio de contas 02

Um dos melhores passeios a se fazer em Rio de Contas é seguir um roteiro gastronômico pelos restaurantes à beira mar, com pratos típicos da região, como carne de sol, feijão farofado e muitas outras iguarias, com a beleza da proximidade do mar e ambiente hospitaleiro, característica do povo local.

Esportes radicais, como o rafting e o surf, são ótimas alternativas para curtir a região, além das inúmeras trilhas ecológicas, para quem possui espírito aventureiro.

Outra opção de passeio turístico é conhecer o Pico das Almas, com quase 2000 metros de altura, se trata de um dos mais altos de toda a Bahia, com uma área verde invejável e mais de 1200 espécies de plantas, sendo que 100 destas são nativas e presentes apenas na região.

Aproveite para conhecer o Poço das Andorinhas, repleto de pequenas cachoeiras, um passeio inesquecível para usufruir com as pessoas que mais ama.

Que tal arrumar as malas e conhecer de perto essa riqueza natural que Itacaré tem a oferecer?

 

WhatsApp