5 dicas de planejamento financeiro para viajar

Postado em: 05/04/2016 | Por:

5 dicas de planejamento financeiro para viajar

Quem não ama viajar? Conhecer novos lugares, paisagens, culturas e viver novas experiências? Ao contrário do que muitos pensam, o sonho de uma viagem não é impossível, basta apenas se organizar. O primeiro passo é o planejamento financeiro, para poupar o dinheiro necessário para fechar as malas e botar o pé na estrada!

1 – Escolha o destino da viagem
Escolha para onde você vai viajar. Isso porque, dependendo do lugar, os custos da viagem podem mudar e muito. Por exemplo, se o destino for nacional, é preciso traçar um planejamento de acordo com o real, moeda do Brasil. Agora, se a viagem for para outro país, tudo muda, é preciso fazer as conversões de moeda para poder poupar a quantia necessária.

2 – Faça uma estimativa de gastos
Definido para onde você vai viajar, é preciso também escolher o tipo de hospedagem, o valor e o que ela inclui. Há várias opções, a escolha depende do objetivo da viagem e do perfil do viajante. Se você optar por hotéis, por exemplo, há aqueles que a diária dá direito ao café da manhã e outros que são no sistema “all incluse”.  Pesquise as vantagens de cada pacote e faça uma estimativa dos gastos, que além da hospedagem deve levar em conta passeios, alimentação, compras e até mesmo uma reserva, caso seja preciso.

3 – Organize-se para poupar
É muito mais fácil se organizar para guardar dinheiro depois de ter escolhido o destino e feito uma estimativa de gastos. Isso porque, dessa forma, você sabe qual será o custo da sua viagem e quanto deverá reservar e poupar.

Aqui, é válido ser realista. Não comprometa outros compromissos para reservar dinheiro, mas aprenda a priorizar os seus gastos e poupar fazendo escolhas inteligentes.

4 – Trace metas de tempo
Para que você se comprometa com o seu planejamento financeiro, trace metas de tempo para a sua viagem. Se você pretende viajar nas próximas férias e até lá você tem um ano para organizar tudo, não deixe para decidir e começar a poupar faltando apenas poucos meses para a data de embarque, pois isso pode lhe causar alguns problemas, como passagens mais caras, ou a não disponibilidade de hotéis, por exemplo. Lembre-se de que, quanto mais tempo você tiver para se programar, menores são as chances da sua viagem comprometer o seu orçamento.

5 – Fique atento à cotação de moedas estrangeiras
O câmbio é um detalhe importante e que deve fazer parte do planejamento para quem escolhe viajar para o exterior. Isso porque as moedas estrangeiras oscilam em relação ao real e a sua cotação pode sofrer alterações significativas em questões de dias. Por isso, observe o cenário econômico e o histórico cambial da moeda nos últimos meses, ao notar uma valorização do real, não pense duas vezes, compre a moeda estrangeira. Dessa forma você evita de perder dinheiro e ainda viaja já em posse da moeda do país de destino.

E você, como se organiza financeiramente para fazer uma viagem? Conte nos comentários. 

WhatsApp