Investimentos compartilhados: Sistema fractional x timeshare

Postado em: 25/08/2017 | Por:

Investimentos compartilhados: Sistema fractional x timeshare

Os investimentos compartilhados são um conceito que se difunde cada vez mais no setor imobiliário. Dois sistemas se destacam dentro desse universo e, embora estejam em contextos diferentes, é importante saber diferenciá-los. Por isso, vamos falar sobre as diferenças entre os sistemas fractional e timeshare.

O conceito de sistema fractional diz respeito ao investimento em propriedades de acordo com frações, como o próprio nome já diz. Isso quer dizer que a posse fica dividida em um formato de sociedade, ou seja, possui vários donos ao mesmo tempo.

E como é possível fazer uso do imóvel? É muito simples: o aproveitamento é dividido por tempo, de acordo com as especificações do contrato e a parcela correspondente de cada investidor. As frações são vendidas em partes iguais, mas é possível adquirir mais de uma. Depende do interesse do investidor.

Já o timeshare é um sistema um pouco mais básico, um grau abaixo do fractional. Aqui o investidor não terá tdireito de posse sobre o imóvel, mas o investimento se refere ao direito de utilização. É basicamente a venda de diárias antecipadas; o investimento é feito em unidades de tempo.

Dessa forma, o contrato se dá na forma de prestação de serviço, estipulando o tempo em que o contratante poderá usufruir dos benefícios. A regulamentação é feita pela Lei Geral do Turismo de 2010.

Por que aderir a investimentos compartilhados

Os investimentos compartilhados são uma estratégia muito interessante para quem busca um imóvel para aproveitar as férias no litoral. Tanto o sistema fractional quanto o timeshare são muito comuns em imóveis de veraneio e quartos de hotel.

Embora a especificação do período de uso normalmente seja feita no contrato, há alguns benefícios que permitem certa flexibilidade. O timeshare funciona por programa de pontos, que são mais ou menos altos de acordo com a época do ano – na alta estação, gasta-se mais.

E se você programar quando irá usar o timeshare, no sistema fractional existe a vantagem do Registry Collection. É um sistema que disponibiliza a troca do uso de propriedades também através de pontuações.

Se você não quiser usar a sua propriedade, pode escolher qualquer outra unidade disponível dentro do programa. A quantidade de pontos depende da unidade escolhida, que pode ser em qualquer lugar do globo terrestre. Fantástico, não é?

Fractional ou Timeshare?

Na hora de investir, fica a questão: qual desses sistemas é o mais indicado? A resposta mais óbvia é que depende do seu perfil e interesse. Ambos possuem vantagens e desvantagens, então você deve analisar o que te interessa mais.

As vantagens do fractional são nítidas. Ao possuir a escritura, é possível vender a qualquer momento e lucrar de acordo com a valorização do imóvel. Ao mesmo tempo, não significa que você terá que passar as férias sempre no mesmo lugar todo ano, já que existe o Registry Collection para isso.

Talvez a maior objeção nesse tipo de investimentos compartilhados seja mesmo o valor. Como costumam ser imóveis de alto padrão e com vários serviços e comodidades, o investimento não é exatamente baixo, mesmo em se tratando de frações.

A ideia é justamente que o proprietário possa aproveitar um pouco de luxo sem ter que desembolsar o valor integral desse tipo investimento. Não significa necessariamente que será um valor tão baixo, mas vale a pena para aproveitar o luxo que o negócio proporciona.

Por outro lado, se o valor estiver fora de mão para você, o indicado é mesmo o timeshare, que é um pouco mais em conta. Você aproveita os benefícios de um imóvel de veraneio ou hotel de alto padrão sem ter que arcar com as despesas da propriedade.

Então, novamente, depende do seu perfil. Você quer apenas aproveitar momentos de conforto e luxo ou quer de fato ser dono de um imóvel de alto padrão?

Interessa-se pelo sistema fractional? Então conheça o Itacaré Paradise, empreendimento da Eko Construtora em um dos melhores destinos turísticos do Brasil!

WhatsApp